O contexto é grave e não é apenas no Brasil: desde 2017 vem sendo crescente e acelerado o ataque a democracia em dezenas de países. Princípios básicos (como eleições políticas livres e justas, direitos de minorias representadas, liberdade de imprensa e o estado de direito) vão sendo desmontados pouco a pouco. 71 países sofreram declínios nos direitos políticos e liberdades civis, contra apenas 35 registros de países que foram na direção contrária, segundo dados da Organização Freedom Fouse.

Lembramos também que o Brasil tem em sua democracia eleições competitivas e uma vibrante sociedade civil. Ainda assim, muito recentemente vivenciamos a mais turbulenta eleição presidencial da nossa história, com ataques diretos ao ativismo social, político ambiental e outros.

Ainda assim, não é possível apagar da história mundial que  grandes transformações sociais só foram possíveis graças a expressão de demandas antes invisíveis aos governantes. Em uma rápida viagem no tempo podemos ver que a conquista de significativos direitos foi baseada majoritariamente na possibilidade de mobilizações sociais incomodarem o poder, impondo suas pautas: é essencial para o exercício de uma democracia que isso aconteça.

Pra além do ato de votar durante períodos eleitorais, democracia também é ter garantidos espaços seguros para que a sociedade exerça a liberdade de expressão das suas insatisfações.

Quem faz

Esta campanha é idealizada pelo projeto A.T.A., uma formação de Ativistas que Tretam com o Algoritmo, já que Ativismo Transcende e Agrega, na esperança que o Ativismo Transforme a Apatia.

Este projeto foi realizado com o apoio do Fundo de Resposta Rápida para a Proteção de Direitos Digitais na América Latina, administrado pela Derechos Digitales.

Realização:

Reprodução e divulgação de conteúdos

Todo conteúdo deste site está sob licença Creative Commons CC-BY-NC-SA, o que significa que textos e imagens podem ser livremente reproduzidos e compartilhados, desde que citada a autoria, para usos não comerciais e que se mantenha a reprodução do conteúdo sob a mesma licença.